sábado, 15 de agosto de 2009

Seus Atos e a Sociedade

"Cada um é suas ações e não é outra coisa". Padre Antônio Vieira, no século XVII, diz nesta frase que os atos das pessoas dizem mais que o seu caráter (apesar de os atos formarem o mesmo). Não adianta o individuo ter uma educação "formada" e não colocá-la em prática.
A sociedade impõe às pessoas uma forma de "boa educação" (Lê-se Etiqueta), a qual deve ser aprendida e seguida, mas nem sempre é assim. Um exemplo é quando dizem que "todos nós devemos amar o próximo assim como a nós mesmos", mas as pessoas não seguem esta ideia, pensam primeiro em seu ego e depois pensam em ajudar o próximo, isto dita um caráter egocêntrico.
Há também as pessoas que não olham o seu estado primeiramente. Gostam de se fazer de boas pessoas para que tenham "boa aparência" na sociedade. É o que diz Machado de Assis em: "Os homens valem por diferentes modos, e o mais seguro deles é valer pela opinião dos outros homens".
Essa é a forma qua a sociedade observa as pessoas, pelos seus atos, pois eles revelam o que você realmente pensa, na condição de que cada um é o que é pelos seus atos.
Pela idéia de Machado de Assis (a qual eu sou adepto), a sociedade só observa e no final de julga por uma unica falha. Ela desconsidera seus anos de bom trabalho por isso.

Um comentário:

  1. Fico feliz por ver vc tentando dialogar com os grandes mestres da literatura. Esse é um bom caminho pra buscarmos esclarecimentos sobre as coisas (tristes e boas) que a vida nos acomete. Juliana

    ResponderExcluir